Blog

Café e o fígado - os potenciais benefícios para a saúde
12/08/2019

 

Um relatório da British Liver Trust (publicado em junho de 2016) sobre "Café e o fígado - os potenciais benefícios para a saúde" confirma que o café é bom para a saúde do fígado. É a primeira vez que todo o corpo de pesquisas e evidências atuais foi revisado e compilado em um único relatório.

O relatório fornece evidências de que:

- Beber regularmente quantidades moderadas de café pode prevenir o câncer de fígado - a Organização Mundial da Saúde confirmou recentemente esse risco reduzido depois de analisar mais de mil estudos em humanos
- O café também reduz o risco de outras condições hepáticas, incluindo fibrose (tecido cicatricial que se acumula no fígado) e cirrose
- Beber café pode retardar a progressão da doença hepática em alguns pacientes
- Efeitos benéficos foram encontrados no café seja ele filtrado, instantâneo ou expresso

É importante lembrar que, embora beber café possa protegê-lo do desenvolvimento de doença hepática e ajudar os que já têm algum grau de dano hepático, é necessário cuidar com os excessos.

A chave para uma boa saúde do fígado continua sendo reduzir a quantidade de álcool que ingerimos, ter uma boa dieta, beber muita água, fazer exercícios regulares e manter um peso saudável.