Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Saiba mais sobre a Dispepsia, popularmente conhecida como indigestão

22/05/2019

Dispepsia, popularmente conhecida como indigestão, é o termo que se usa para descrever um ou mais sintomas como uma sensação de plenitude durante uma refeição (sentir-se satisfeito após iniciá-la, não conseguindo terminar), uma sensação incômoda de estômago cheio após a refeição (sentir como se a comida ficasse parada no estômago) e/ou dor na região do estômago.

Ela pode ocorrer por alterações de função e sensibilidade (dispepsia dita funcional, onde não existe uma lesão) ou secundária a alguma doença. A correta identificação da causa passa pela realização de investigações laboratoriais, endoscópicas e de imagem.

Em relação à dispepsia funcional (a nossa indigestão), sua causa é multifatorial, incluindo-se aí fatores psicossociais. Embora esteja relacionada à ausência de lesões, algumas anormalidades sutis tem sido associadas a ela, como por exemplo a gastrite crônica causada pela bactéria Helicobacter pylori. Daí a importância de se realizar a endoscopia digestiva alta com a pesquisa da bactéria. Tem evolução clínica benigna e bom prognóstico, não caracterizando doença grave.

No entanto, os sintomas dispépticos podem também ser decorrentes de doença orgânica e eventualmente mais séria. Assim, deve-se procurar ter avaliação médica para sintomas incomodativos e/ou persistentes, especialmente se ocorrerem:

Vômitos frequentes
Vômitos com sangue
Perda de apetite
Perda de peso
Fezes pretas como piche
Dor abdominal
Indigestão acompanhada de falta de ar, sudorese ou dor que irradia para mandíbula, pescoço ou braço
Dor ou dificuldade para engolir.

Voltar