Endoscopia

Qualidade, segurança e conforto em endoscopia.

Colonoscopia

O que é colonoscopia?

A colonoscopia permite o exame das paredes do cólon (intestino grosso). Isto é feito através de um aparelho, o colonoscópio – um tubo longo, fino e flexível que é introduzido através do reto. O médico que realiza o exame observa as imagens captadas pelo aparelho em um monitor de vídeo. A Alta Definição é desejável e é o padrão atual na colonoscopia, pois maior definição de imagem significa maior nitidez e capacidade de diagnosticar e caracterizar lesões sutis ou precoces, com aumento da performance do exame.

O exame pode detectar inflamações, úlceras e crescimentos anormais. É também usado na prevenção e diagnóstico precoce de câncer colorretal e pode ajudar o médico a diagnosticar as causas de mudanças no hábito intestinal, dor abdominal, sangramentos e perda de peso, por exemplo.

Como devo me preparar?

É fundamental que o intestino grosso esteja muito bem limpo para que o exame seja satisfatório. Para que isto seja conseguido, há um preparo que será explicado ao agendamento do exame. Em geral, ele consiste de limitar a dieta a líquidos e o uso de laxantes orais mais um volume significativo de soluções que limpam o intestino a partir da véspera do exame.  Lembre-se de beber muita água nesta fase, para repor os líquidos que seu intestino deve perder.

A maioria dos medicamentos de uso habitual podem ser continuados como de costume, mas alguns remédios podem interferir no exame. Informe com antecedência quais medicamentos você usa, especialmente os que contêm aspirina, medicamentos para artrite, anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (remédios para "afinar o sangue"), insulina e suplementos de ferro.

Vai realizar este exame? Faça o download do consentimento correto e da guia de preparo:

O que acontecerá durante o exame?

O médico lhe explicará o procedimento e responderá suas perguntas. É importante informa-lo a respeito de alergias, medicamentos em uso e eventuais problemas de saúde conhecidos (principalmente cardíacos e pulmonares). 

Você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá soro e uma solução sedativa, pela veia, para ficar mais relaxado. O médico, então, passará o aparelho através do ânus para o reto e posteriormente por todo o cólon. Você poderá sentir alguma cólica e sensação de estufamento, pois é necessário manobrar o aparelho e colocar ar no intestino para permitir o exame de suas paredes. Estas sensações são normais e passam rapidamente.

Às vezes, são necessárias trocas de posição durante o exame,  para facilita-lo. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) serão retiradas para análise. Não se preocupe, pois isto é totalmente indolor.

O tempo de duração do exame pode variar entre 15 e 45 minutos, dependendo do grau de dificuldade para introduzir o aparelho até o início do cólon e de eventuais procedimentos que se fizerem necessários (por exemplo, retirada de pólipos).

Em alguns casos, o médico não consegue passar o aparelho pelo intestino grosso inteiro, até onde ele se encontra com o final do intestino delgado. Você será avisado se algum exame adicional será necessário nesta eventualidade.

E depois do exame?

Você permanecerá na área de repouso da Esadi até que os efeitos dos medicamentos desapareçam. Cólicas leves, estufamento e desconforto no abdome poderão ocorrer devido à presença de ar no intestino, aliviando após sua liberação.

Em virtude do uso de medicação sedativa, você não poderá dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia. Mesmo que você se sinta normal, é sabido que a sedação diminui os reflexos e o julgamento por várias horas.

Por esse motivo, venha acompanhado para o exame por alguém capaz de auxilia-lo no que for necessário e leva-lo para casa.

Quais os riscos?

Os riscos potenciais são reações aos medicamentos empregados, complicações de doenças pulmonares ou cardíacas, perfuração do intestino ou hemorragia.

Estas complicações são raras (uma em cada 10.000 exames), mas podem requerer tratamento de urgência ou até mesmo cirurgia quando ocorrem. Assim, esteja certo de nos informar imediatamente se apresentar dor acentuada, fezes pretas (parecendo piche) ou sangramento persistente nas horas ou dias seguintes ao exame.

O resultado

Você receberá o laudo com o resultado do exame na recuperação, logo após o exame.

Resultados de testes adicionais, como biópsias, podem demorar alguns dias e são encaminhados diretamente ao médico solicitante da colonoscopia.

Perguntas, imprevistos, problemas?

Este informativo lhe dá um entendimento básico do procedimento. Ele pode não esclarecer todas as suas dúvidas.

Neste caso, nosso pessoal pode lhe ajudar através do telefone (47) 3222-0432 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Anestesiologia

A aliança com a Anesteclin, clínica de Anestesiologia, proporciona a realização de sedação mais segura e confortável, com o acompanhamento de médico anestesiologista durante todo o procedimento e recuperação.*
*Sedação realizada por anestesiologista coberta por alguns convênios e opcional em outros. Informe-se com nosso pessoal.

Limpeza e Desinfecção

Obedecemos a padrões internacionais de limpeza e desinfecção dos aparelhos e acessórios e estamos adequados à RDC 06/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dúvidas, questões?

Por favor, não hesite em conversar com a equipe Esadi.
Estamos à disposição para dirimir qualquer dúvida que você possa vir a ter.