RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A prevalência de retocolite ulcerativa em 2020 subiu para 56,5 a cada 100 mil habitantes

09/05/2025

Retocolite ulcerativa cresce mais de 250% em 8 anos no Brasil, o que evidencia a necessidade de atenção especial a essa condição inflamatória intestinal crônica, que está se tornando cada vez mais comum.

A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática, inflamatória e crônica, que acomete principalmente a mucosa do cólon, sempre iniciando pelo reto e avançando, de forma contínua, por segmentos próximos do intestino grosso.

Ela se manifesta em episódios recorrentes com sintomas como:

  • Diarreia persistente (muitas vezes com sangue)
  • Cólica abdominal
  • Urgência para evacuar
  • Fadiga e perda de peso

Embora sua etiologia seja multifatorial, envolvendo fatores genéticos, autoimunes e ambientais, o aumento no número de casos pode estar associado ao estilo de vida moderno, alimentação ultraprocessada e aumento na capacidade diagnóstica do sistema de saúde.

A identificação precoce e o encaminhamento rápido ao gastroenterologista são fundamentais para tratamento eficaz e melhora do prognóstico da doença.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou WhatsApp: (47) 99963-3223.

FONTE: Ministério da Saúde; SBCP, OLIVEIRA et. al.; The Lancet.

 

Voltar