Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
Como devem ser tratadas as DIIs?
30/05/2025O tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, exige uma abordagem individualizada, contínua e multidisciplinar. Essas doenças autoimunes ocorrem quando há resposta imune desregulada à microbiota intestinal em indivíduos geneticamente suscetíveis, levando à inflamação crônica e comprometimento da barreira intestinal.
A estratégia terapêutica pode seguir diferentes caminhos, dependendo da gravidade, localização, tipo da DII e perfil clínico do paciente. Em casos leves, o tratamento pode começar com aminosalicilatos, antibióticos ou nutrição enteral. Nos quadros mais graves ou com risco de complicações, como fístulas e abscessos, o uso precoce de imunobiológicos tem demonstrado eficácia na indução e manutenção da remissão.
O avanço nos medicamentos revolucionou o controle da doença, mas em alguns casos a cirurgia ainda é necessária. Nessas situações, o objetivo é restaurar a função intestinal e melhorar a qualidade de vida.
A colonoscopia com biópsias segue sendo um exame-chave para diagnóstico, diferenciação entre Crohn e colite ulcerativa, e definição da extensão da inflamação.
Com a medicina de precisão, a tendência atual é optar por um tratamento “de cima para baixo” nos casos mais severos, iniciando com terapias mais eficazes para controlar rapidamente a inflamação, com possibilidade de desintensificação posterior. Cada paciente tem um percurso único — e é esse cuidado personalizado que permite melhores resultados a longo prazo.
FONTE: MCDOWELL et. al.; GUERRA et. al.; OLIVEIRA, MONTEIRO.
Esadi - Espaço de Saúde do Aparelho Digestivo
Diretor Técnico Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva
CRM 13806 SC - Endoscopia Digestiva RQE 14487
Voltar