Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
"É possível prevenir o surgimento de DIIs?
30/05/2025Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, são condições autoimunes crônicas e complexas, cuja causa exata ainda não é completamente conhecida. Fatores genéticos, imunológicos, ambientais, infecciosos e até mesmo o equilíbrio da microbiota intestinal parecem influenciar no surgimento da doença.
Embora ainda não exista uma forma comprovada de prevenir totalmente as DII, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento e, nos pacientes já diagnosticados, a minimizar a frequência e intensidade das crises.
Evitar o tabagismo é uma das ações mais importantes — fumar não só aumenta o risco de desenvolver a Doença de Crohn, como está associado a formas mais agressivas da doença, com maior necessidade de medicamentos imunossupressores e intervenções cirúrgicas.
Além disso, uma alimentação equilibrada e rica em fibras, especialmente com frutas e vegetais crus e minimamente processados, pode ter efeito protetor, principalmente contra a Doença de Crohn. A prática regular de exercícios físicos moderados também contribui: além de melhorar o bem-estar geral, o exercício libera miocinas com efeito anti-inflamatório e pode reduzir a atividade inflamatória no organismo.
Outros fatores protetores incluem o controle do estresse crônico, que influencia diretamente o eixo intestino-cérebro, e a amamentação na infância, associada à formação de um sistema imunológico mais tolerante.
Embora não se possa evitar completamente a DII, adotar hábitos saudáveis pode ser uma forma eficaz de cuidar do intestino e da saúde como um todo.
Esadi - Espaço de Saúde do Aparelho Digestivo
Diretor Técnico Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva
CRM 13806 SC - Endoscopia Digestiva RQE 14487
FONTE: ABCD
Voltar