Artigos e curiosidades do sistema digestivo
Blog
[MAIO ROXO] 100 a cada 100 mil brasileiros sofrem com DIIs no Brasil
04/05/2025As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, vêm crescendo silenciosamente no Brasil — e já afetam cerca de 100 a cada 100 mil habitantes.
Essas condições autoimunes e crônicas acometem principalmente adolescentes e jovens adultos, e se manifestam com sintomas intensos, como dor abdominal, diarreia persistente, sangue nas fezes, fadiga e perda de peso. Embora sejam diferentes em localização e forma de manifestação, ambas alternam entre fases de crise e remissão.
Estudo com mais de 212 mil pacientes atendidos pelo SUS revelou dado alarmante: a incidência das DIIs aumentou 15% ao ano nos últimos nove anos. As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de casos.
As causas ainda não são totalmente compreendidas, mas envolvem fatores genéticos, desequilíbrios imunológicos, alterações na microbiota intestinal, hábitos alimentares e ambientais. O tabagismo, por exemplo, é um fator de risco já estabelecido para a doença de Crohn.
Por serem doenças que afetam profundamente a qualidade de vida e podem evoluir com complicações se não tratadas corretamente, o acompanhamento com um gastroenterologista é essencial.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou WhatsApp: (47) 99963-3223.
FONTE: SBCP; DII Brasil.
Voltar