RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

[MAIO ROXO] Aumento de 233% nos casos de DIIs no Brasil entre 2012 e 2020

06/05/2025

De 2012 a 2020, o número de pessoas diagnosticadas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) no Brasil triplicou, passando de 30 para 100,1 casos a cada 100 mil habitantes, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet Regional Health – Americas.

Esse aumento de 233% em apenas oito anos acende um sinal de alerta para a saúde pública e para o cuidado preventivo com a saúde intestinal. As regiões Sul e Sudeste lideram o ranking de prevalência, refletindo um possível impacto direto do estilo de vida mais urbano e industrializado.

As DIIs, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, são doenças crônicas autoimunes que afetam o trato gastrointestinal e costumam surgir principalmente em jovens adultos. Embora suas causas ainda não sejam totalmente compreendidas, estudos apontam uma combinação de fatores:

Genética e histórico familiar
Alterações na imunidade e disbiose intestinal
Estilo de vida ocidentalizado, com alimentação ultraprocessada
Tabagismo, especialmente no agravamento da doença de Crohn

O crescimento expressivo nos diagnósticos também pode estar associado à melhoria no acesso ao diagnóstico, maior conscientização e avanço das investigações clínicas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou WhatsApp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; The Lancet.

Voltar