RESULTADOS
DE EXAMES
Digite sua busca:

Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Toda esofagite está relacionada com refluxo?

16/04/2025

Embora a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) seja a principal causa de esofagite, essa inflamação da mucosa esofágica pode ter outras origens. Fatores infecciosos, imunológicos e sistêmicos também desempenham um papel no desenvolvimento da doença, exigindo um diagnóstico criterioso para determinar o tratamento adequado.

A DRGE afeta cerca de 12% da população brasileira e ocorre devido à incompetência do esfíncter esofagiano inferior, permitindo o contato prolongado do esôfago com o ácido gástrico. Os sintomas mais comuns incluem pirose (azia), regurgitação, tosse crônica, pigarro, rouquidão e até distúrbios do sono. No entanto, outros tipos de esofagite podem ter sintomas distintos.

A esofagite eosinofílica (EoE), por exemplo, é uma doença inflamatória imunomediada caracterizada por infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica. Diferente da DRGE, os sintomas mais marcantes da EoE são disfagia e impactação alimentar, exigindo uma abordagem terapêutica diferente.

Além disso, doenças como a de Crohn, infecções parasitárias, fúngicas e síndromes hipereosinofílicas também podem causar esofagite, reforçando a necessidade de uma avaliação especializada para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: RODRIGUES et. al.; GROSSI et. al;

Voltar