Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

5 alimentos que fazem bem para o intestino

15/03/2024

O microbioma intestinal, composto por aproximadamente 200 espécies diferentes de bactérias, vírus e fungos, desempenha papel fundamental na saúde do trato digestivo. 

Para a composição de um microbioma equilibrado, é fundamental que a alimentação seja equilibrada e diversificada, e que haja  ingesta suficiente de água. A seguir, citamos alguns tipos de alimento benéficos para a saúde intestinal:

Alimentos Ricos em Fibras: leguminosas (feijão preto, grão de bico), grãos integrais (aveia, quinoa), vegetais (brócolis, aspargos), nozes (amêndoas, pistache) e frutas (maçãs, pêssegos) promovem a saúde intestinal.

Alimentos Fermentados: Fontes ricas em probióticos, como kimchi, chucrute, iogurte e kefir, são fundamentais para enriquecer o microbioma intestinal, oferecendo bactérias que ajudam na digestão e na proteção contra patógenos.

Hidratação: A ingestão adequada de líquidos, especialmente água, é essencial para o processo digestivo. Ela facilita a passagem de resíduos, auxilia na formação de fezes e previne a constipação. 

Tem dúvidas sobre sua saúde intestinal? Consulte seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar