Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

25 de julho - Dia do Médico Endoscopista

25/07/2023

Hoje comemora-se o Dia do Médico Endoscopista! A cada colega de profissão e a cada integrante de nosso corpo clínico, nossos parabéns!

Para comemorar a data, nada melhor do que divulgar um pouco mais sobre esta importante formação médica e sua atuação.

O médico especializado na área de endoscopia, além dos anos de graduação em Medicina e residência médica em áreas definidas pela Associação Médica Brasileira como pré-requisitos para se tornar um endoscopista digestivo, precisa de formação na área de Endoscopia Digestiva. Para ser um especialista, ele deve realizar Residência Médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) de 2 anos ou realizar formação nos Centros de Treinamento e Ensino credenciados pela SOBED durante 2 anos. Também é preciso que o médico preste a prova de Título de Especialista em Endoscopia Digestiva.

É importante ressaltar que a Endoscopia Digestiva Alta é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, incluindo o esôfago, estômago e duodeno. É um dos principais exames para a investigação de sintomas como desconfortos abdominais, azia e dificuldade de deglutir. Também é utilizado para o diagnóstico e tratamento de pólipos, coletas de biópsias para avaliação, detecção de tumores e tratamento de dilatação esofágica.
Já a Endoscopia Digestiva Baixa, mais conhecida como Colonoscopia, é de crucial importância para a prevenção do câncer de intestino, assim como seu diagnóstico. A Colonoscopia é o método mais preciso para o rastreio do cancro colorretal, e ajuda no esclarecimento de sintomas como inflamações, lesões sutis, dor abdominal, retorragias (perda de sangue vivo nas fezes), anemias e alterações do trânsito intestinal.

A Esadi possui equipe de especialistas em endoscopia de primeira linha. Os exames de endoscopia são realizadas nas instalações da Esadi, com equipamentos modernos e salas equipadas para oferecer total segurança.

Para auxiliar em um diagnóstico mais preciso, os equipamentos proporcionam alta definição de imagem. Para isso nossa equipe conta com tecnologia de Cromoscopia Digital e Magnificação de Imagem.

Nossos equipamentos ainda contam com a tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção, demarcação e caracterização de lesões, e o Optical Enhancement, que melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais.

Voltar