Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A água na digestão

19/08/2022

A digestão começa na boca e termina no intestino grosso. Durante todo esse processo, o corpo necessita de, em média, dez litros de água. Porém, o corpo não perde toda essa quantidade de água; boa parte é reabsorvida na última etapa da digestão - no intestino grosso. Apenas uma pequena parte é eliminada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.

Entre os problemas digestivos e intestinais que têm como causa a falta de água estão a azia, a indigestão e a prisão de ventre. A falta de hidratação diminui a produção do muco protetor das paredes do estômago,que faz com que o ácido estomacal possa irritar a parede do órgão com mais facilidade, o que traz sintomas como azia e indigestão. Além disso, a falta de água no intestino e cólon faz com que o bolo alimentar não consiga deslizar pelo trato digestivo adequadamente, causando a prisão de ventre.

A quantidade ideal de consumo diário de água irá depender, principalmente, do seu peso. Por isso, a recomendação geral é consumir diariamente ao menos 35 ml de água multiplicado pelo peso da pessoa. Isso significa que, para uma pessoa de 50 quilos, o recomendado é ingerir ao menos 1,75 litro de água por dia. No verão, ainda é recomendado consumir pelo menos mais 500 ml de água além do indicado, já que a perda através do suor é maior.

FONTE: Jornal Metrópoles, Centro de Cirurgia Digestiva, Unimed

Voltar