Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A automedicação e a saúde do fígado

30/08/2022

A automedicação é prática comum na população brasileira, seguindo tendência mundial, e tem efeitos danosos potencialmente graves e irreversíveis.

Antiflamatórios não esteroidais (AINES) e o Paracetamol são os medicamentos mais utilizados no mundo. Eles são originalmente prescritos para o tratamento de dores, e por conta dessa conveniência, são muito utilizados de forma indiscriminada. Apesar de aparentarem ser inofensivos, esses medicamentos têm potencial elevado para o surgimento de lesão hepática ou de hepatotoxidade, ou seja: alto potencial de ocasionar toxidade do fígado, com possível falência de suas funções e mesmo necrose hepática.

O diagnóstico de lesão hepática por fármaco precisa ser feito com cautela. É preciso antes descartar problemas hepáticos que podem ser ocasionados por outras doenças que afetam o órgão, especialmente no caso de lesões com causas virais, biliares, alcoólicas, autoimunes e metabólicas.

Os sintomas que o paciente apresenta podem variar desde a ausência de sintomas a sintomas comumente encontrados em problemas hepáticos, como mal-estar, náuseas e icterícia.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos e de Fibroscan® podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: UOL; NEVES, SILVA, JÚNIOR; COSTA.

Voltar