Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)

27/10/2022

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um exame versátil. Pode ser utilizada para avaliação diagnóstica de doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung).

É um exame que exige anestesia geral. Isso porque durante o exame é efetuada a introdução de endoscópico especial pela boca até a segunda porção duodenal, pelo qual são diagnosticados possíveis problemas na bile e nos ductos. Também utiliza-se injeção de contraste radiopaco pelo cateter injetor, para a realização de uma série de radiografias do abdômen.

Por se tratar de um procedimento com anestesia geral, são necessários alguns cuidados pré-exame:

– Antes do exame, deve ser comunicado ao médico responsável qualquer uso de medicamentos de uso contínuo e potenciais alergias;
– Deve-se interromper uso de aspirina e anticoagulantes antes do procedimento;
– É necessário que o estômago esteja vazio. O paciente deverá permanecer em jejum prévio completo por, pelo menos, oito horas.
– Leite ou antiácidos não devem ser ingeridos.
– No caso de pacientes diabéticos, uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais devem ser utilizados apenas após o exame, próximo à primeira refeição do dia.
– Evite comparecer com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sanguínea.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; SPED; Secad; Sobed.

Voltar