Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A colangite biliar primária

03/10/2022

A colangite biliar primária é uma doença hepática rara, que lentamente destrói e obstrui os ductos biliares no fígado. É por meio desses ductos que a bile deixa o fígado para ser armazenada na vesícula biliar.

A colangite primária afeta os ductos interlobulares de pequeno e médio calibre presentes dentro do fígado e as células hepáticas próximas a esses ductos biliares. A doença bloqueia o fluxo de saída de bile fazendo com que permaneça dentro das células hepáticas, causando inflamação.

As razões para que ocorra ainda não são claras. Pesquisas sugerem que a doença pode estar relacionada a um problema no sistema imune. Isso porque o anticorpo anti-mitocôndria está presente em 90% dos casos, e muitas vezes há outros problemas auto-imunes associados com o aparecimento da colangite biliar primária.

Quando os ductos biliares são danificados, a bile se acumula no fígado e causa lesões ao tecido hepático. Com isso, ao longo do tempo, a doença pode levar à cirrose e à insuficiência hepática.

A doença afeta principalmente mulheres, e geralmente ocorre entre os 30 e os 60 anos de idade. Nas fases mais iniciais da doença, ela pode ser assintomática. Os sintomas mais comuns que podem aparecer são:

– Prurido (coceira) e fadiga;
– Icterícia, que costuma se manifestar na fase mais avançada da doença;
– Depósitos de colesterol na pele;
– Retenção de líquidos;
– Boca e/ou olhos secos.

Algumas pessoas com colangite biliar primária também podem apresentar osteoporose, artrite e problemas de tireoide.

A doença pode ser diagnosticada através de exames laboratoriais. A avaliação não-invasiva é feita por imagem do fígado e da árvore biliar costuma ser solicitada aos pacientes com evidência bioquímica de colestase (diminuição de fluxo de bile). Algumas vezes a biópsia hepática pode ser necessária para um diagnóstico mais detalhado.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Conitec; Uol; SILVA.

Voltar