Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A constipação é mais comum em mulheres?

28/11/2022

A constipação intestinal, chamada popularmente de prisão de ventre, é um problema relativamente comum: de acordo com Sociedade Brasileira de Coloproctologia, até 30% da população sofre com o problema. Apesar de afetar ambos os gêneros, esse índice é maior entre as mulheres por conta de alguns fatores:

- Fatores hormonais
A progesterona, hormônio feminino, causa um efeito intestinal relaxante, o que deixa o órgão mais lento e “preguiçoso”, já que diminui a intensidade dos movimentos peristálticos. Com isso, algumas mulheres relatam sentir menos vontade de ir ao banheiro.
Esse hormônio atinge seu pico de produção sempre após o período de ovulação e antes da menstruação, mas também é muito presente na gravidez e menopausa, eventos com muita variação hormonal. Por isso, nessas fases é mais comum que as mulheres sofram com prisão de ventre.

- Fatores comportamentais
Muitas mulheres não gostam de usar o banheiro fora de casa, postergando este ato. Este hábito acaba por inibir o reflexo de evacuação e provocar o ressecamento das fezes, dificultando sua eliminação.

Algumas práticas saudáveis para se ter para evitar a constipação são: ingerir mais fibras, ter uma dieta balanceada, ingerir a quantidade diária recomendada de água, praticar exercícios físicos e ir ao banheiro sempre que sentir vontade.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fontes: Superinteressante, Abril, Gazeta Zero Hora, Extra.

Voltar