Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A função da vesícula biliar

13/05/2022

A vesícula biliar é uma espécie de bolsa localizada embaixo do fígado e que armazena a bile, fluido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado e que tem o objetivo de digerir gorduras. Quando os alimentos (especialmente os  gordurosos) estão sendo digeridos, a vesícula biliar se contrai e secreta a bile.
O principal componente da bile é a bilirrubina – pigmento derivado da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue através do baço – além dos sais biliares e do colesterol. Quando essas substâncias entram em desequilíbrio, pode ocorrer a formação de cálculos ou pedras, inflamando o órgão e causando dores muito fortes.
Nos casos de comprometimento da vesícula biliar por formação de cálculos, após avaliação médica criteriosa, pode haver indicação para sua remoção cirúrgica (colecistectomia). A cirurgia é feita por videolaparoscopia, com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos. Com a retirada da vesícula, o fígado continua a exercer o seu papel de excretar a bile, apenas perdendo o reservatório que a armazena e que a torna mais concentrada. 
Quem passa pela colecistectomia vive bem sem a vesícula biliar. Sua ausência pode apenas ocasionar dificuldade na digestão de alimentos com elevado teor de gordura, com algum mal-estar, sensação de estufamento, gases e até mesmo diarreia. Por isso, deve-se evitar, principalmente nas primeiras semanas, o consumo desses alimentos. Outra possível reação à retirada da vesícula é a ocorrência de urgência evacuatória, por conta da irritação que a exposição contínua do intestino delgado à bile causa.
No entanto, com o passar do tempo, o corpo se acostuma com a ausência da vesícula, e pode voltar a ser consumida gordura, ainda que sem excesso.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Conheça mais sobre nosso trabalho no site da bio.
FONTE: Ministério da Sáude; MD Manuals; Esadi.

Voltar