Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A função do estômago na digestão

27/07/2022

O estômago é um órgão semelhante a um saco que funciona como uma espécie de reservatório dos alimentos após passarem pela mastigação, deglutição e movimentos peristálticos do esôfago. Para melhor acomodar o alimento, sua parte superior relaxa a musculatura, aumentando a capacidade de armazenagem. É um dos principais órgãos do sistema digestivo, com funções mecânicas e químicas específicas:

- As funções mecânicas dizem respeito ao armazenamento e mistura dos alimentos com o suco gástrico e posterior esvaziamento do estômago e despejo no duodeno, para a continuidade da digestão.

- As funções químicas englobam a produção de ácido clorídrico, pepsinogênio (substância que, em contato com o ácido estomacal, transforma-se em pepsina, enzima que digere as proteínas) e a produção de muco que atua na proteção das paredes do estômago. A pepsina e o ácido clorídrico ainda são responsáveis pela produção do fator intrínseco, que o organismo precisa para absorver a vitamina B12.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Conheça mais sobre nosso trabalho no site da bio.

FONTE; Esadi; MSD Manuals; Mundo Educação Uol; Oncoguia.

Voltar