Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A importância da detecção e retirada dos pólipos

01/12/2022

A polipectomia é um procedimento minimamente invasivo que consegue remover pólipos, agrupamentos diferenciados de células que podem ocorrer na mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.

Normalmente pólipos são estruturas inofensivas, benignas. No entanto, podem desenvolver mutações e se transformar em estruturas celulares malignas, ou seja, em um potencial câncer. E é nesse contexto que a polipectomia é extremamente importante: Ao viabilizar a remoção dos pólipos, ela consequentemente auxilia na prevenção do câncer, especialmente de cólon e reto.

A detecção de pólipos e a polipectomia podem ser realizadas durante o procedimento de endoscopia digestiva alta ou colonoscopia. O objetivo da retirada desses achados é efetuar a biópsia para analisar se a estrutura é maligna ou benigna. Caso seja identificada a presença de malignidade, o paciente é encaminhado para exames adicionais e o tratamento adequado, a depender do caso.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Exames endoscópicos, como endoscopia alta e colonoscopia podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar