Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A influência do café na digestão

14/06/2022

O café faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, principalmente por causa do seu sabor e de seus efeitos estimulantes. Porém, o efeito do café vai além de seu efeito energético.

Revisão de estudo efetuada recentemente por Astrid Nehlig, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) em parceria com Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC), demonstrou diferentes interações do café com a digestão, como a estimulação da secreção de ácido gástrico, estimulação da secreção biliar e estimulação da motilidade intestinal:

- A motilidade do cólon distal aumenta alguns minutos após a ingestão de café. Essas contrações ocorrem para misturar e posteriormente eliminar as fezes. É por essa razão que algumas pessoas relatam ter vontade de evacuar após consumi-lo.

- O café interfere na performance estomacal. Quando o alimento chega ao estômago, as glândulas gástricas secretam ácido clorídrico e enzimas, como pepsina, quimosina e lipase, que iniciam a digestão de carboidratos, proteínas e lipídios. O café estimula a secreção e a produção de gastrina e ácido clorídrico, que compõem o suco gástrico.

- Ele também possui a capacidade de estimular as secreções de colecistocinina (CCK), hormônio que estimula a função contração da vesícula biliar na eliminação de bile. Isso leva à abertura do esfíncter de Oddi e permite que a secreção biliar e pancreática flua para o intestino delgado.

No entanto, ainda é preciso ficar atento ao seu consumo e consequências digestivas. A ação do café na secreção ácida do estômago levanta a questão de um possível aumento da dispepsia, que é a má digestão e/ou desconfortos como náuseas e azia, ou de queimaduras esofágicas, gastrite, úlceras ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Por esse motivo, avalie junto ao médico responsável pelo acompanhamento de sua saúde se o consumo que você faz de café é o indicado para a sua situação específica.

Voltar