Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A influência do intestino e da flora intestinal na saúde mental

22/07/2022

A influência do intestino e da flora intestinal na saúde mental é assunto recorrente entre o meio acadêmico. Além dos neurônios e neurotransmissores fabricados no órgão, estudos mostram que a ligação entre o microbioma intestinal e o cérebro pode ser muito mais complexa.

Estudo feito pela Universidade da Califórnia, em San Diego, por exemplo, testou essa relação usando ratos de laboratório. Em um primeiro momento, analisaram as fezes de ratos com uma mutação genética que os fazia comer muito e engordar. Depois, transferiram essas fezes para ratos criados sem germes (ou seja, que não possuíam microbioma intestinal). Com esse transplante, os ratos sem germes também passaram a sentir mais fome e engordar.

Porém esse não foi o único comportamento analisado nos ratos. No estudo, foi constatado que ratos livres de germes eram mais solitários e preferiam ficar longe de seus companheiros. Nesses ratos, os cientistas conseguiram detectar uma mudança na produção de proteínas pela amígdala, região do cérebro responsável pelo processamento de emoções sociais, que passou a produzir substâncias incomuns que alteravam as conexões com outras células.

Esses são alguns dos surpreendentes aspectos que mostram como o intestino influencia na saúde mental, mas vários outros estão sendo estudados por cientistas.

Dr. Juliano Coelho Ludvig, gastroenterologista integrante do corpo clínico da Esadi, tem parceria com um Instituto de SP que estuda a microbiota intestinal através de engenharia genética, podendo dessa forma, identificar e tratar diferentes tipos de disbiose.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. 

FONTE: Saúde Abril; Super Abril; VALIENGO, CHAUD; LANDEIRO.

Voltar