Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A influência do intestino na saúde mental

23/06/2022

Não é à toa que o intestino também é conhecido como “segundo cérebro”: o órgão possui cerca de meio bilhão de neurônios digestivos e produz mais de 30 neurotransmissores, dentre os quais estão a dopamina e a serotonina, ligados ao prazer, motivação, humor, sono, apetite e bem-estar. Quando há desequilíbrio nos níveis de dopamina, compulsões podem vir à tona. Já níveis baixos de serotonina podem gerar baixa autoestima e depressão, enquanto seu excesso pode causar ansiedade.

Outro elemento muito influente na relação entre intestino e saúde mental é a flora intestinal, também conhecida como microbiota. O intestino possui mais de 100 trilhões de bactérias que auxiliam a digerir alimentos, proteger de infecções e influenciar na comunicação entre o sistema nervoso entérico e o cérebro. Essa influência ainda está sendo estudada por cientistas, mas algumas conclusões já são possíveis. Entre elas, a de que uma alimentação rica em gordura está associada ao desenvolvimento de bactérias nocivas e à morte das bactérias benéficas, com geração de gases, distensões abdominais, dores, diarreia e reflexos psicológicos como mau humor e baixa concentração. Inclusive está sendo estudada a relação entre alterações na microbiota intestinal e o surgimento ou agravamento de doenças mentais, como depressão, ansiedade e Mal de Alzheimer.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar