Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A influência do sono n sistema digestivo.

03/10/2023

O intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Estudos recentes demonstram que a qualidade do sono também está ligada ao bom funcionamento desse órgão e à qualidade da sua microbiota.

O QUE É A MICROBIOTA INTESTINAL

Grande número de microrganismos coexiste em no revestimento de nosso corpo (pele, anexos e mucosas). A composição da microbiota varia de acordo com o local, sendo a microbiota intestinal fundamental para a manutenção da nossa saúde, uma vez que suas bactérias desempenham funções essenciais como fermentação de alimentos, proteção contra patógenos, estimulação da resposta imunológica e produção de vitaminas.

O desequilíbrio nesse ecossistema pode causar inflamação e levar à diminuição da absorção intestinal, o que pode levar a deficiências nutricionais e distúrbios metabólicos como obesidade, hiperglicemia, dislipidemias e outros.

SONO X MICROBIOTA INTESTINAL

As bactérias do intestino são produtoras de neurotransmissores como GABA (um desacelerador da atividade cerebral), dopamina (atua no sistema nervoso central) e serotonina, que promovem a comunicação entre o cérebro e os neurônios do sistema entérico. Se a microbiota está em desequilíbrio e a produção de neurotransmissores está desregulada, a pessoa pode ter períodos de sono mais curtos e mesmo apresentar insônia.

SONO X REFLUXO GASTROESOFÁGICO

É durante o sono que também ocorre a diminuição da salivação e da freqüência de deglutição.

Como ocorre menor número de deglutições, também há menor número de contrações primárias. A associação entre essas duas alterações é particularmente importante quando ocorre refluxo gastroesofágico, pois é nessa fase do dia que frequentemente ocorre piora do quadro.

SONO X ÚLCERA DUODENAL

A secreção gástrica tem ritmo circadiano, com a maior produção de secreção ácida ocorrendo entre 22 horas e 2 horas. Portanto, existe aumento da secreção gástrica no período noturno, independente de a pessoa estar dormindo ou não. O aumento do ácido gástrico no período noturno é mais acentuado no paciente com úlcera duodenal, o que tem implicações terapêuticas e pode levar ao agravemento do quadro e também a crises de refluxo, afetando a própria qualidade do sono.

SONO X INTEGRIDADE DAS MUCOSAS GASTROINTESTINAIS

Estudos demonstram que quando há a redução do período total de sono, a fase mais afetada é a de sono profundo, particularmente o estágio 3 e 4 do sono NREM. Indivíduos que têm seu sono NREM diminuído poderão apresentar alterações gastrointestinais, incluindo aumento da motilidade e diminuição da integridade da mucosa.

Ter uma estratégia adequada para o tratamento de condições gastrointestinais que possam ter piora durante a noite, ao mesmo tempo em que se traz atenção para que o paciente durma de forma satisfatória é essencial para possibilitar uma plena recuperação e manutenção da saúde.

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; DANTAS, ABEN-ATHAR; VALIENGO, CHAUD; MASCARENHAS et. al.

Voltar