Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A obstrução intestinal pode matar?

14/09/2022

A resposta resumida é: sim, a obstrução intestinal é bastante grave e, além de complicações de saúde, pode causar a morte.

A obstrução intestinal ocorre quando há o fechamento significativo ou bloqueio completo da passagem do conteúdo pelo intestino devido à alguma patologia que cause o bloqueio do intestino. Pode ser classificada por diversos critérios: quanto ao nível (delgado alto e baixo ou cólon), quanto ao grau (completa, incompleta ou alça fechada), quanto ao estado de circulação sanguínea (simples ou estrangulada), quanto ao tipo de evolução (aguda ou crônica) e quanto à natureza da obstrução (mecânica, vascular ou funcional).

A obstrução pode acontecer por cirurgias intestinais (que levam à formação de aderências no interior do abdômen), tumores no intestino, hérnias e diverticulite.
Os sintomas mais comuns são dores abdominais, inchaço na barriga, náuseas, vômitos e diarréia (em caso de obstrução parcial). Além disso, na maioria dos casos, por conta do bloqueio do intestino, a evacuação é impedida e, algumas vezes, até as flatulências são bloqueadas.

Em 25% dos casos em que há a obstrução total do intestino delgado, a circulação do sangue é impedida. Nesses casos, a parede intestinal pode “morrer” (gangrenar) e causar uma perfuração no intestino, que pode provocar desde uma peritonite (infecção da cavidade abdominal) até uma septicemia (infecção generalizada). Em situações assim, a intervenção cirúrgica é urgente, já que pode ser fatal em até 6 horas.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fonte: Superinteressante, SBCP, Manual MSD

Voltar