Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A relação do colesterol com o sistema digestivo

16/01/2023

O colesterol é um composto orgânico vital presente no sangue e em todos os tecidos. E, ao contrário do que muitos pensam, ele não é um vilão por completo. Ele contribui para a produção do hormônio cortisol e dos hormônios sexuais, assim como de vitamina D e de ácidos envolvidos na digestão de gorduras.

O corpo humano possui dois tipos de colesterol. O primeiro é o HDL, conhecido como colesterol bom, que ajuda a remover o excesso de LDL. Ele é responsável por conduzir os cristais de colesterol para o fígado para serem quebrados, metabolizados e posteriormente descartados. Já o LDL transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células. Ele é conhecido como colesterol ruim, pois, em altas quantidades, leva a um acúmulo de placas de gordura nas artérias.

O colesterol não advém apenas dos alimentos ingeridos. Cerca de 70% é produzido pelo próprio fígado, enquanto apenas 30% advêm da alimentação. Os compostos lipídicos advindos da alimentação são absorvidos na mucosa intestinal, após um processo de emulsificação - diluição em solução aquosa, para que sejam mais facilmente digeridos, processo desempenhado pelos ácidos biliares. O colesterol também ajuda na fabricação de sais da bile, que auxiliam na digestão da gordura proveniente da dieta.

Apesar de boa parte do colesterol ter origem endógena, aquele advindo da dieta, especialmente via consumo de gorduras saturadas, também afeta o funcionamento digestivo e as funções hepáticas para o processamento do colesterol e produção da biliar. Dessa forma, é importante limitar o consumo de gorduras, substituindo, quando possível, por gorduras insaturadas e equilibrando com o consumo de alimentos saudáveis e prática de exercícios físicos.

FONTE: Esadi; SBEM; MATHEUS; Hospital Albert Einstein.

Voltar