Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A relação dos eletrólitos com o sistema digestivo

19/10/2022

Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das células. Também são responsáveis por gerar impulsos elétricos quando estão dissolvidos em um líquido, como o sangue, o que colabora com os movimentos musculares, funcionamento de órgãos vitais e para uma hidratação mais eficiente.

O sódio é um desses eletrólitos. Ele é responsável pela manutenção da volemia (quantidade correta de sangue circulando no sangue), estando envolvido com os processos absorção intestinais de vários substratos orgânicos, como glicose, galactose, aminoácidos, diversas vitaminas hidrossolúveis, sais biliares, entre outros.
O sódio também é o principal eletrólito do FEC (fluido extracelular), ajudando o corpo a manter os níveis de líquido normais nos compartimentos de líquidos, uma vez que a quantidade de líquido contida em um compartimento depende da concentração de eletrólitos presente neles.

Outro eletrólito importante é o potássio, sendo ele o mais abundante no líquido intracelular, absorvido em todos os segmentos do trato digestivo. O potássio possui baixa concentração plasmática e importantes funções na síntese de proteínas e glicogênio, na transmissão de impulsos nervosos para contração muscular, colaborando nas movimentações gastrointestinais de processamento e impulsionamento do bolo alimentar, além de colaborar na correção do desequilíbrio ácido-básico.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE: STIVANIN; MSD Manuals; AGOSTINHO; Portal Educação

Voltar