Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A síndrome do intestino curto

25/10/2022

A síndrome do intestino curto é um distúrbio de absorção ocasionado pela perda de parte da extensão do intestino delgado em consequência de uma ou mais ressecções cirúrgicas. Os motivos comuns para remoção de parte do intestino delgado incluem:

- Doença de Crohn;
- Bloqueio da artéria que irriga uma grande parte do intestino (infarto mesentérico);
- Inflamação do intestino causada por radiação;
- Câncer;
- Dobra intestinal torcida (vólvulo);
- Deficiências congênitas.

A maior parte da digestão e da absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado. Por esse motivo, as consequências fisiopatológicas após uma ressecção dependem muito do quanto se remove e da localização dessa remoção. Outro fator importante é se o cólon também foi afetado.

Se a parte central (jejuno) for removida, às vezes a parte final (íleo) pode se adaptar e absorver mais nutrientes. Porém, se mais de um metro de íleo for removido, o restante do intestino normalmente não consegue se adaptar. Se a porção terminal do íleo tiver sido removida, o intestino também não consegue absorver os ácidos biliares secretados pelo fígado, afetando diretamente a absorção da vitamina B12.

A diarreia é um dos principais indicativos de que o intestino não está conseguindo absorver adequadamente os nutrientes. Pessoas nessa condição podem desenvolver graves desnutrições, com deficiências de absorção de macronutrientes como carboidratos, lipídeos e proteínas, e de micronutrientes como água, eletrólitos, vitaminas e minerais, o que torna necessário o uso urgente de terapia nutricional parenteral (intravenosa).

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE:  FRANZON et. al.; MSD Manuals; AMB.

Voltar