Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

A utilização do Propofol na endoscopia e colonoscopia

24/03/2023

A endoscopia e a colonoscopia são exames importantes para prevenção, diagnóstico, tratamento de diferentes patologias como sangramentos, tumores e câncer do aparelho digestivo. Ambos os exames são desconfortáveis quando o paciente não é adequadamente sedado. A anestesia auxilia no relaxamento muscular do paciente, de forma que não ocorram movimentos involuntários que dificultem ou impeçam a realização dos exames, e até mesmo venham a machucar o paciente.

A Esadi utiliza nos seus exames a sedação profunda com Propofol. Além da segurança, esse tipo de anestesia traz mais qualidade ao exame, uma vez que o paciente dorme um sono profundo, não sentindo nenhum desconforto no procedimento enquanto o médico gastroenterologista realiza o exame com tranquilidade.

Esse tipo de sedação traz mais segurança, uma vez que é feita pelo médico anestesiologista que estará presente ao lado do paciente durante todo o procedimento - até o completo despertar. Esse profissional faz o monitoramento e presta toda a assistência em caso de intercorrência.

Para colaborar ainda mais com a segurança do procedimento, o paciente é avaliado em uma consulta pré-anestésica, ou seja, antes da realização do exame endoscópico e colonoscópico. Essa é, inclusive, uma oportunidade para esclarecer dúvidas. No momento do exame, essas informações recolhidas durante a consulta serão importantes para que a equipe consiga fornecer um atendimento mais individualizado.

Com a sedação por Propofol, ao final do exame o paciente tem um rápido despertar e pode ir para casa com mais rapidez e segurança.

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar