Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Aflatoxinas - O que são e seu impacto na saúde digestiva

05/12/2023

As aflatoxinas são micotoxinas produzidas principalmente por duas linhagens de fungos: Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Eles estão presentes no ambiente e proliferam em regiões de temperatura e umidade elevada.

Elas podem contaminar sementes de amendoim, amêndoa, castanha, nozes, coco, feijão, arroz, sorgo, centeio, soja, cevada e milho. O milho e o amendoim são especialmente suscetíveis à sua contaminação, por possuírem composição ideal para esse tipo de proliferação.

A ingestão da aflatoxina pode passar despercebida ou causar náuseas, quando em pequena quantidade.

Por outro lado, a ingestão de alimentos com alto grau de contaminação produz efeitos hepatotóxicos, com necrose e degeneração gordurosa. Esse tipo de ingestão caracteriza a intoxicação aguda conhecida como aflatoxicose. Na aflatoxicose aguda pode ocasionar tremores musculares, sangue nas fezes, depressão e hipertermia, acompanhados de complicações clínicas que podem ser fatais.

Visando proteger a saúde da população e minimizar riscos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece regulamentos técnicos sobre os contaminantes em alimentos e os limites máximos de aflatoxinas admissíveis no leite fluido, no leite em pó, no amendoim, na pasta de amendoim, no milho em grão e na farinha ou sêmola de milho.

Infelizmente existem escassas as informações sobre surtos de aflatoxicose em humanos, devido, principalmente, à dificuldade da assistência médica e sistemas de vigilância nas áreas onde os níveis de contaminação por aflatoxina são ainda altos; assim muitos casos não são sequer notificados. No Brasil não há dados sobre surtos ou casos.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; MALLMANN et. al.; AMORAS, COSTA.
 

Voltar