Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Antiácidos: O perigo do uso prolongado

24/02/2023

O ácido gástrico está envolvido em diversos distúrbios do estômago, incluindo úlcera péptica, gastrite e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Há disponíveis mecanismos que ajudam na diminuição e controle da ação ácida. Eles são populares e há diversas marcas disponíveis no mercado, desde bombas de prótons a comprimidos antiácidos.

Apesar de sua eficiência, é preciso atenção ao seu uso prolongado e constante, que pode comprometer o funcionamento intestinal e a produção de ácido gástrico. Isso porque o uso crônico de fármacos antiácidos e antiulcerosos leva a alteração do pH gástrico que altera não só na flora duodenal gástrica, mas também na flora jejunal, prejudicando em diferentes níveis as funções gastrodigestivas, com má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, além de fraturas e infecções.

Complicações que o uso prolongado e indiscriminado pode acarretar:

– Afetar o equilíbrio bacteriano: O uso prolongado de medicamentos antiácidos pode prejudicar a produção das bactérias benéficas para o processo digestivo, podendo suprimir prejudicialmente algumas bactérias e permitir o crescimento de outras, reduzindo a absorção de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e vitamina B12:

– Interferir na absorção de cálcio: O cálcio é normalmente ingerido na forma de carbonato de cálcio ou de cloreto de cálcio. Como estes sais são pouco solúveis, há necessidade de meio ácido para aumentar a ionização do cálcio. Se a secreção de ácido estiver prejudicada, a ionização dos sais de cálcio é menor, originando uma absorção de cálcio inadequada, podendo levar a uma redução de massa óssea e aumento do risco de fraturas.

– Interferir na absorção de ferro: o ferro heme é absorvido a partir do trato gastrointestinal independentemente do pH gástrico. No entanto, o ferro não-heme (encontrado nos alimentos de origem vegetal) requer um ambiente ácido para a absorção.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: FREITAS; PARGANA; GARCIA

Voltar