Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Antibióticos e intestino - Uma relação que exige atenção.

04/08/2023

As bactérias do ambiente intestinal simbiótico são conhecidas como microbiota, sendo formada por grande variedade de micro-organismos de diversas espécies, que convivem harmonicamente. Elas produzem vitaminas, auxiliam na digestão e executam a manutenção intestinal. Além disso, intestinos humanos contêm variadas células imunológicas que protegem contra micro-organismos nocivos.

Antibióticos têm atuação anti microbiana, não restrita apenas às bactérias patogênicas que eles precisam exterminar. Estudos evidenciam que o uso de antibióticos traz mudanças drásticas no microbioma intestinal, afetando também bactérias boas. Antibióticos desequilibram a flora intestinal, colaboram para a fragilidade imunológica e favorecem o surgimento de uma condição chamada disbiose.

Na disbiose há substituição microbiota original por outra, desequilibrada, com presença inclusive de micro-organismos patogênicos em grande quantidade. Essa condição pode provocar sintomas como náuseas, gases, diarreia e prisão de ventre. A disbiose tem cura, mas, quando não tratada, pode extrapolar o ambiente intestinal e ocasionar inflamações e infecções em diversas partes do organismo.

É importante que antibióticos sejam prescritos por um médico antes de iniciar qualquer tratamento, com doses e horários controlados, de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Dessa forma, a antibioticoterapia tem sua efetividade mais garantida e menor impacto no ambiente intestinal. Uma vez que o a saúde e equilíbrio do microbioma também é influenciado pela alimentação, uma dieta e vida saudáveis se fazem essenciais, ainda mais no período pós-antibioticoterapia.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTES: ANGELO; PETRONI; HAESE,SILVA.

Voltar