Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

As ações da hepatite B no fígado

07/10/2022

A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus B da hepatite, também chamado de VHB. O VHB está presente no sangue e secreções, e por essa razão também é classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Esse vírus tem predileção por infectar hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas diretamente pelo vírus e também pelas células do sistema de defesa que, ao se empenharem em combater a infecção da hepatite, acabam causando um processo inflamatório crônico no fígado.

A hepatite B pode se apresentar de forma aguda ou crônica:

- Na infecção aguda, a doença se resolve em até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração. Nos casos agudos de Hepatite B, a maioria resolve por si só, sem necessidade de tratamento antiviral específico.

- Na infecção crônica, a infecção permanece por mais de seis meses. Quando há a persistência o vírus no organismo, uma avaliação cuidadosa é necessária para definir o tratamento.

A hepatite B em sua forma crônica costuma manter-se silenciosa por um bom tempo. Os sintomas são semelhantes às demais doenças crônicas do fígado e costumam manifestar-se apenas em fases mais avançadas da doença:

- Cansaço;
- Tontura;
- Enjoo e/ou vômitos;
- Febre e dor abdominal;
- Pele e olhos amarelados, apesar de ser observada em menos de um terço dos pacientes com hepatite B.

Ainda não há disponível medicamentos capazes de eliminar o vírus B do organismo. O que existem são opções para controlar a infecção, reduzindo assim os danos. É comum a utilização de medicamentos via oral e injeções que têm o intuito de ajudar a fortalecer o sistema imune e enfraquecer a multiplicação do vírus no organismo, melhorando o prognóstico e qualidade de vida.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTES: Esadi; Ministério da Saúde; Fiocruz.

Voltar