Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

As Doenças Inflamatórias Intestinais e a Osteoporose

16/09/2022

A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela perda óssea, com consequente maior fragilidade e suscetibilidade a fraturas. É uma doença muito comum em mulheres pós-menopausa, mas tem sido observada também em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs).

Estimativas dadas pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn indicam que de 30% a 60% das pessoas que possuem doença de Crohn ou retocolite ulcerativa têm densidade óssea abaixo da média. A osteoporose em pacientes Doenças Inflamatórias Intestinais é multifatorial, apesar de ainda não se ter um completo entendimento dela.

Isso acontece porque, além da inflamação causada pela DII, que sozinha já contribui para o desenvolvimento da osteoporose, a má nutrição, a deficiência de vitamina D e cálcio, o sedentarismo e o estilo de vida podem influenciar negativamente.

Pacientes com DIIs que utilizam corticóides com frequência e que não conseguem controlar a enfermidade apresentam mais danos ao esqueleto. Isso acontece porque a medicação e a inflamação causada pela DII prejudicam a calcificação dos ossos. Somado a isso, é frequente que pacientes com Doença Inflamatória Intestinal tenham diminuição na absorção de uma série de nutrientes ou sofram com a intolerância a produtos lácteos, fontes importantes de cálcio.

É muito mais fácil prevenir a perda de massa óssea do que repor o que foi perdido. Por isso, a medicação de rotina com complementos é importante para reduzir o risco de desenvolver problemas nos ossos. Além disso, é importante praticar exercícios, evitar o fumo e o excesso de álcool.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar