Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Azia - Sintoma ou doença?

08/01/2024

A azia não é uma doença, mas, na maioria das vezes, um sintoma relacionado ao refluxo de ácido do estômago para o esôfago, frequentemente provocando gosto ácido ou amargo na boca e uma sensação de queimação na região do peito (esôfago).

Há diferentes tipos de azia:
Azia não complicada: é a mais comum. Tipicamente leve, não frequente (menos de duas vezes por semana), intermitente ou episódica. O início do sintoma geralmente acontece após a ingestão de alimentos, durante o exercício físico, na posição de decúbito ou durante a noite.

Azia pós-prandial: ocorre quase duas horas depois da ingestão de alimentos e pode ficar mais intensa quando o paciente se deita, se curva ou ingere alimentos específicos como bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gordura.
Azia noturna: ocorre durante o período em que o paciente está dormindo.

A maioria dos episódios é breve e sem complicações.

Ter refluxo esporadicamente é habitual para a maioria das pessoas. Ele torna-se doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) quando os sintomas são mais frequentes e duradouros, afetando a qualidade de vida do indivíduo.

Para aliviar, é comum a automedicação, que nem sempre é feita de modo adequado e está associada a riscos. O autotratamento frequente com antiácido foi, por exemplo, apenas alivia os sintomas, sem qualquer ação na cicatrização de uma lesão de origem ácida, porventura existente. Por essa razão, a consulta médica para o correto diagnóstico e tratamento é essencial.

Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434 SC - Endoscopia Digestiva RQE 1342 - Gastroenterologia RQE 1270) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com quase 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223

Voltar