Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Câncer colorretal - Quais as chances de você ter no futuro?

08/02/2024

O câncer de intestino é o terceiro mais comum no mundo. E é um dos tipos de câncer mais letais, causando cerca de 50 mil mortes por ano e com evolução muitas vezes sem sintomas. Conheça os principais fatores de risco:

Idade – O risco de câncer colorretal aumenta com a idade. Adultos mais jovens podem tê-lo, mas é muito mais comum após os 45 anos.

História pessoal de pólipos colorretais - Indivíduos com histórico de pólipos adenomatosos correm risco maior de desenvolver câncer colorretal.

Histórico pessoal de doença inflamatória intestinal – Pacientes com doença inflamatória intestinal (DII) há muitos anos, especialmente se não tratada, muitas vezes desenvolvem displasia, células do revestimento do cólon ou do reto que parecem anormais, mas não são necessariamente cancerígenas, mas que podem se transformar em câncer com o tempo.

Histórico familiar de câncer colorretal ou pólipos adenomatosos – Pessoas com histórico de câncer colorretal em um parente de primeiro grau (pai, irmão ou filho) correm maior risco. O risco é ainda maior se esse parente tiver sido diagnosticado com câncer quando tinha menos de 50 anos ou se mais de um parente de primeiro grau for afetado.

Atitudes que favorecem a prevenção deste tipo de câncer:
- Manter o peso corporal saudável;
- Praticar exercícios físicos com regularidade;
- Ter uma alimentação saudável, composta principalmente, por alimentos in natura;
- Evitar o consumo de carnes processadas e limitar o consumo de carnes vermelhas;
- Não fumar;
- Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Porém, entre todas as medidas preventivas, sem dúvida, o rastreamento através da colonoscopia é a mais significativa. Isso porque através da colonoscopia o médico é capaz de detectar pólipos e removê-los, retirando do paciente eventuais pólipos pré-cancerosos e evitando que eles possam futuramente se transformar em um câncer.

Anteriormente as diretrizes mundiais da colonoscopia indicavam a realização do exame com regularidade a partir dos 50 anos. Agora, as mais recentes diretrizes da American Cancer Society recomendam que a realização da colonoscopia seja iniciada aos 45 anos. A nova recomendação também abrange o intervalo entre os exames para controle, passando a ser refeita de 3 em 3 anos, especialmente entre indivíduos que façam parte dos grupos de risco, como pessoas obesas e que possuem histórico do câncer na família.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806 SC - Gastroenterologista RQE 12886 - Endoscopia Digestiva RQE 14487 - Especialista em Clínica Médica RQE 9912) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar