Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Câncer de estômago: Não ignore os sintomas!

09/09/2022

O câncer de estômago (ou câncer gástrico) está entre os dez que mais matam no Brasil. É o terceiro tipo mais comum nos homens e o quinto nas mulheres. Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 15 mil brasileiros perderam a batalha para a doença em 2019 e outros 21 mil novos casos foram diagnosticados em 2020. Um dos principais problemas é o fato de que os pacientes procuram assistência médica somente quando a doença se encontra na fase avançada.

O diagnóstico tardio acontece com frequência porque os sintomas se confundem com outros problemas e passam despercebidos por muito tempo. Além disso, as alterações pré-cancerígenas que poderiam iniciar um diagnóstico precoce raramente causam sintomas, passando despercebidas.

A população precisa ficar atenta se pertence a algum grupo de risco. Por exemplo:

– Pessoas na faixa etária dos 60, 70 ou 80 anos;

– Pessoas com histórico de infecção por Helicobacter pylori;

– Pessoas que foram tratadas para linfoma do estômago;

– Pessoas com dietas ricas em alimentos defumados, peixes salgados e carne e vegetais em conserva, têm um risco aumentado de câncer de estômago, por conta de substâncias como nitratos e nitritos encontradas em carnes curadas;

– Pessoas adeptas do tabagismo;

– Pessoas obesas;

– Pessoas que tiveram parte do estômago removido para o tratamento de doenças não cancerígenas, como úlceras;

– Pessoas com histórico familiar de primeiro grau com diagnóstico de câncer de estômago;

– Pessoas que já apresentaram pólipos adenomatosos, também denominados adenomas;

Por isso, é essencial a visita regular ao gastroenterologista, assim como ficar atento aos sinais: perda de peso e de apetite, fadiga acentuada, sensação de estômago cheio; episódios de vômitos e náuseas, desconforto abdominal persistente.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: ABCG; FMB; SBCP; Oncoguia; American Cancer Society; BESAGIO.

Voltar