Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Câncer de pâncreas

30/01/2023

A maioria dos casos de câncer de pâncreas é do tipo adenocarcinoma, que tem origem nas células que revestem os ductos por onde enzimas digestivas são liberadas. Os diagnósticos ocorrem, geralmente, após os 50 anos de idade, sendo mais frequente em homens.

Pelo fato de ser de difícil detecção, ter comportamento agressivo e costumar ter um diagnóstico tardio, apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.

Pode haver fatores de risco hereditários e não hereditários para o desenvolvimento deste câncer. A menor parcela, em torno de 10% a 15% dos casos, decorre de fatores de risco hereditários como câncer de mama e síndrome de pancreatite hereditária.

Já entre os fatores de risco não hereditários envolvem:
– Tabagismo;
– Obesidade;
– Diabetes mellitus.
Por conta da dificuldade do diagnóstico precoce, é preciso ficar atento aos sintomas. Entre os principais, estão:

– Fraqueza;
– Perda de peso;
– Falta de apetite;
– Dor abdominal;
– Urina escura;
– Icterícia (olhos e pele de cor amarelada);
– Náuseas e dores nas costas.

Para a investigação do diagnóstico, exames de sangue podem auxiliar. Eles podem detectar a elevação de um marcador tumoral chamado CA 19.9, que acontece em 80% dos casos. Esse marcador, porém, não é específico de câncer de pâncreas e pode indicar a presença de doenças benignas ou de tumores de outros órgãos. Em caso de suspeita, o médico pode pedir uma série de exames por imagem.

Exames como ultrassonografia (convencional ou endoscópica), tomografia computadorizada e ressonância magnética são métodos utilizados no processo diagnóstico. A ultrassonografia endoscópica, que é o ultrassom realizado com aparelho de endoscopia, pode ser utilizada para avaliar se o câncer invadiu vasos sanguíneos importantes ou para obter amostra de tecido para biópsia.

O laudo histopatológico, obtido após biópsia de material, define o diagnóstico da neoplasia. A biópsia não apenas confirma ou descarta o diagnóstico, como também mostra de que tipo de câncer se trata.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SOLDAN; INCA; Ministério da Saúde; Oncoguia.

Voltar