Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Cápsula Endoscópica - O que acontece durante o exame?

17/08/2023

O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina, alimentada por bateria. A cápsula desce naturalmente pelo aparelho digestivo e ao mesmo tempo vai fotografando a mucosa do trato digestório, principalmente do intestino delgado.
Anormalidades do intestino delgado podem ser examinadas somente parcialmente através de uma endoscopia digestiva alta, com a limitação de poder ser realizada nos primeiros centímetros do órgão. Porém, o que acontece é que muitas vezes o problema pode estar presente nos segmentos mais baixos.
Durante o trajeto da cápsula pelo sistema digestivo, são tiradas cerca de 10 mil fotos que são transmitidas a um receptor externo que fica em um cinturão colocado junto abdômen do paciente. Estas imagens serão depois analisadas pelo médico, num monitor de vídeo de um computador.
O descarte da cápsula do organismo se dá de forma natural, ou seja, na evacuação. A pessoa normalmente evacua a cápsula após aproximadamente doze horas, e algumas pessoas sequer não notam isso. A cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga.


Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com cápsula endoscópica podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar