Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Cápsula endoscópica: tecnologia e precisão

23/09/2022

O exame “cápsula endoscópica” gera imagens em alta definição que permitem maior detalhamento, para diagnósticos mais precoces e confiáveis. Além disso, é um exame concebido com tecnologias de ponta em miniatura, para rastreio de áreas do intestino delgado até então inacessíveis via exame endoscópico convencional.

A cápsula é resistente à ação dos ácidos estomacais e promove uma verdadeira viagem pelo sistema gastrointestinal, enquanto registra imagens durante essa passagem. Essas imagens são captadas por um receptor que o paciente usa junto a si durante o tempo de exame, em uma bolsa, e posteriormente é passado para o computador para análise médica.

O exame é especialmente útil para encontrar hemorragias ocultas no trato digestivo e problemas na superfície interna do intestino delgado. Por sua capacidade ampliada, é um importante aliado também no diagnóstico precoce de tumores intestinais.

A cápsula endoscópica também é um exame mais seguro para quem sofre com plaquetopenia severa ou que possua riscos elevados de hemorragia, quando normalmente é contraindicada a realização de coloscopia e endoscopia.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos endoscópicos no aparelho digestivo. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi, MSD Manuals, ABCD.

Voltar