Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Carnes vermelhas: Por que devemos controlar o consumo?

13/02/2023

Carnes vermelhas são boas fontes de nutrientes como proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, quando consumidas em excesso, podem facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto).

Especialistas defendem que o ideal é consumir cerca de 500 gramas de carne vermelha cozida por semana. O consumo do alimento acima do recomendado leva à mudanças da flora intestinal e promove o crescimento certas bactérias com maior afinidade à proteína, resultando em estímulos inflamatórios nas células intestinais, o que favorece a proliferação de células tumorais.

Os mecanismos bioquímicos e modelos genéticos relacionados com o alto consumo de carne vermelha e processada com o risco de câncer colorretal, têm sido discutidos em numerosos estudos. Nestes, incluem a formação de agentes carcinogênicos dos produtos da carne, tais como componentes nitrosos, aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Estes e outros compostos presentes na carne (sais, nitratos, nitritos, ferro, gordura saturada, estradiol) indicam o aumento da síntese de DNA e a proliferação celular.

A carne cozida em alta temperatura também contém outros potentes agentes mutagênicos e cancerígenos na forma das chamadas aminas heterocíclicas e de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. O risco para câncer nos humanos acerca destas substâncias depende da extensão na qual estes componentes são ativados pelas enzimas metabólicas.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: INCA; CRUZ; ZANDONAI et. al.; TESH et. al.

Voltar