Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Causas da úlcera péptica

11/11/2022

A úlcera péptica é uma ferida que normalmente surge no revestimento do estômago ou do duodeno. Ela também pode surgir no esôfago, apesar de ser mais incomum.

Úlceras pépticas ocorrem principalmente por causa da ação da bactéria Helicobacter pylori, mais conhecida como H. pylori. Além dessa bactéria, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides como a aspirina e ibuprofeno também são responsáveis comuns pelo surgimento dessa enfermidade.

Cerca de 70% dos casos são assintomáticos. Quando há sintoma, a queimação no estômago é o mais comum. O paciente ainda pode apresentar dores por causa da ferida causada no revestimento, perda de peso, falta de apetite, estufamento, náuseas e vômitos.

A úlcera péptica pode ser diagnosticada via métodos não-invasivos, como teste de sangue para detecção de anticorpos de H. pylori, teste respiratório com ureia marcada e teste fecal para detecção de antígenos de H. pylori. Ou podem ser invasivos, com o uso de endoscopia alta, podendo, inclusive, ser efetuada a retirada de material para biópsia.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; ESADI: SPED.

Voltar