Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Colonoscopia para o diagnóstico precoce do câncer colorretal

03/03/2023

Nos últimos tempos acompanhamos na mídia o surgimento, infelizmente cada vez mais frequente, de casos de câncer colorretal entre figuras famosas e queridas do povo brasileiro. Esses casos vão ao encontro da uma tendência observada mundialmente de aumento de ocorrências entre adultos com menos de 50 anos.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos da doença para cada ano entre 2023 e 2025. Atualmente, o câncer colorretal é o segundo mais comum no país, apenas atrás do câncer de pele.

Para a prevenção, a colonoscopia é o exame capaz de fazer o diagnóstico e tratamento precoce. Isso porque a colonoscopia não apenas detecta a doença, mas também a previne, uma vez que através dela os pólipos pré-cancerosos podem ser removidos.

Anteriormente as diretrizes mundiais da colonoscopia indicavam a realização do exame com regularidade a partir dos 50 anos. Agora, as mais recentes diretrizes da American Cancer Society, recomendam que a realização dos exames de câncer colorretal comecem aos 45 anos. A nova recomendação também abrange o intervalo entre os exames para controle, passando a ser refeita de 3 em 3 anos, especialmente entre indivíduos que façam parte dos grupos de risco, como pessoas obesas e que possuem histórico do câncer na família.

Realizamos colonoscopias com tecnologia i-Scan e Optical Enhancement, que processa digitalmente as imagens, colaborando para uma melhor visualização de imagem e detecção, demarcação e caracterização de lesões.

É essencial a visita regular ao gastroenterologista e ficar atento aos sinais: alteração do hábito intestinal, perda de peso e de apetite, fadiga acentuada, sensação de estômago cheio; episódios de vômitos e náuseas, desconforto abdominal persistente.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi, Uchicago Medicine, American Cancer Society, IAR; National Cancer Insitute; Ministério da Saúde; INCA.

Voltar