Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como a digestão é regulada no organismo?

21/11/2022

Uma característica fascinante do aparelho digestivo é que ele possui seus próprios reguladores. São eles:

- Reguladores hormonais: Os principais hormônios que controlam o funcionamento do aparelho digestivo são produzidos e liberados por células presentes na mucosa do estômago e do intestino delgado. Esses reguladores passam para o sangue que circunda o aparelho digestivo, vão até o coração, circulam pelas artérias e, ao final do percurso, voltam ao aparelho digestivo, onde possuem a função de estimular a produção de sucos digestivos e provocar os movimentos dos órgãos.

Esses hormônios são: a gastrina, que faz com que o estômago produza o ácido usado na digestão de alguns alimentos e estimula o crescimento normal da mucosa do estômago, intestino delgado e cólon; a secretina, responsável por fazer o pâncreas secretar suco digestivo rico em bicarbonato, estimular o estômago a produzir pepsina e o fígado a produzir a bile; e a colecistocinina, que atua no desenvolvimento do pâncreas e na produção das enzimas do suco pancreático, além disso, faz com que a vesícula biliar se esvazie.

- Reguladores nervosos: existem duas classes de nervos que ajudam a controlar o trabalho do aparelho digestivo: a primeira é formada pelos nervos extrínsecos (de fora), presentes no cérebro ou medula espinhal e ligados aos órgãos digestivos. Eles provocam a liberação da acetilcolina, responsável por fazer os músculos dos órgãos digestivos se contraírem com mais força e empurrarem melhor os alimentos e líquidos através do trato digestivo e por estimular a produção de sucos no estômago e pâncreas; e da adrenalina, que relaxa os músculos do estômago e dos intestinos e diminui o fluxo de sangue que chega a esses órgãos.

A segunda classe de nervos é o que chamamos de nervos intrínsecos (de dentro), uma rede nervosa incrustada nas paredes do tubo digestivo.

Esses nervos têm um papel muito importante na digestão, afinal, liberam muitas substâncias diferentes que podem acelerar ou retardar o movimento dos alimentos e a produção dos sucos nos órgãos digestivos.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo.

Voltar