Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como a infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) é diagnosticada?

24/11/2022

O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que infecta o estômago e que pode ocasionar problemas como gastrite crônica, câncer gástrico e úlcera péptica, quando não devidamente tratadas.

Felizmente, há diferentes caminhos que podem ser adotados para a identificação da infecção, principalmente porque muitos de seus sintomas – náuseas, vômito, estufamento, perda de peso – podem ser confundidos com outras enfermidades que acometem o estômago.

Os exames para diagnóstico de H. pylori podem ser invasivos ou não-invasivos. Os procedimentos diagnósticos invasivos baseiam-se na obtenção de fragmentos de biópsias por endoscopia. Entre os exames estão:

- Histologia: É efetuada biópsia para retirada de amostras da parede do estômago que serão enviadas para análise laboratorial. Procura-se identificar a presença da bactéria, que é sugerida por sua aparência e local de colonização.
- Cultura: Exame mais raro de ser realizado, por conta de seu custo e complexidade. A cultura é importante para a determinação da sensibilidade a antibióticos, para o tratamento de organismos resistentes.
- Teste da Urease: É um método endoscópico comum e eficiente. Baseia-se na habilidade que o organismo tem de produzir uma substância chamada urease. As amostras retiradas via biópsia são colocados em meio líquido contendo ureia. A presença de urease é assinalada por uma alteração de cor desse líquido, do claro para o vermelho.

- Já dos testes não-invasivos, os mais utilizados são de análise sanguínea, fezes ou ar expirado do paciente, sendo os dois últimos os exames mais precisos.

- Exame de sangue: Uma amostra de sangue é retirada e testada para anticorpos contra o H. pylori.
- Teste respiratório com ureia marcada: Aqui o paciente ingere uma cápsula, líquido ou pudim que contém ureia marcada com átomo especial de carbono. Após alguns minutos, ele expira o ar em um recipiente, exalando dióxido de carbono. Se for encontrado o átomo de carbono marcado no ar expirado, o H. pylori está presente. A detecção é possível dessa forma porque o H. pylori contém grande quantidade de urease, substância química que transforma a ureia em dióxido de carbono e amônia.
- Teste do antígeno fecal: O paciente colhe uma amostra de fezes que é examinada para antígenos do H. pylori.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar