Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é diagnosticada a esofagite eosinofílica

07/08/2023

A esofagite eosinofílica é caracterizada pela presença de grande número de um tipo especial de célula branca do sangue: o eosinófilo. Quando em número elevado, essa célula pode causar inflamação no esôfago e levar ao seu endurecimento ou estreitamento, o qual, por sua vez, pode conduzir à dificuldade de deglutição (disfagia). Os sintomas são muito variáveis, podendo ser confundidos com DRGE (doença do refluxo gastroesofágico).

O diagnóstico é clínico-patológico: deve-se ter manifestações clínicas de disfunção esofágica aliadas às alterações de mucosa, a infiltrado eosinofílico e inflamação, à endoscopia e biópsias do esôfago, seguido da exclusão de outras doenças que, potencialmente, poderiam causar ou contribuir para a eosinofilia do esôfago. A única maneira de diagnosticar com clareza essa condição é realizar uma endoscopia alta com biópsias do esôfago.

Tecnologia para o diagnóstico mais confiável

A endoscopia digestiva é realizada em nas instalações da Esadi com equipamentos de última geração e imagens em alta definição. A qualidade de imagens proporcionada por nossos equipamentos possibilita ao especialista diagnosticar desde lesões avançadas até alterações sutis.

Os equipamentos Esadi ainda contam com tecnologia i-Scan, que processa digitalmente as imagens para melhorar a detecção, demarcação e caracterização de lesões. Já o Optical Enhancement melhora a visualização de vasos sanguíneos, ductos glandulares e estruturas superficiais.

Para potencializar a clareza de resultados da endoscopia, contamos com tecnologia de cromoscopia digital e magnificação de imagem. Enquanto a cromoscopia digital ajuda a ter mais nitidez dos padrões da mucosa, a magnificação de imagem proporciona aumento significativo na visualização de pequenas alterações - que a endoscopia convencional não é capaz de analisar.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas. Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar