Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feita a Gastrostomia Endoscópica Percutânea

18/10/2022

A Gastrostomia Endoscópica Percutânea, conhecida pela sigla em inglês “PEG”, é um procedimento cirúrgico-endoscópico que tem como objetivo inserir uma sonda flexível de alimentação no estômago. A sonda é passada através da parede do abdômen e permite que seja feita a nutrição e aplicação de fluidos e medicamentos diretamente no estômago do paciente, sem passar pela boca e esôfago.

Por ser um método relativamente simples, eficaz e seguro, a Gastrostomia Endoscópica Percutânea é uma das principais opções para fazer a manutenção do aporte nutricional por via entérica em doentes que apresentam dificuldade para engolir (difalgia), passam por infecções respiratórias frequentes por aspiração ou que possuem incapacidade de se nutrir adequadamente pela boca, principalmente quando é previsto que os problemas não serão resolvidos em curto prazo.

A PEG é realizada da seguinte maneira: A sonda endoscópica é inserida pela boca do paciente para auxiliar na visualização do procedimento. Após isso, é feita uma pequena abertura através da pele do abdômen superior até o interior do estômago com a ajuda do procedimento endoscópico. Através da abertura, a sonda é inserida e fixada.

Na maioria dos casos, o procedimento utiliza sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar os riscos de infecção. Após ser colocada a sonda, o paciente pode ir para casa no mesmo dia ou no seguinte. A alimentação pode ser iniciada através da sonda poucas horas após o procedimento.

Esse tipo de procedimento é contraindicado para pacientes que possuem infecções na pele da parede abdominal alta, presença de sépsis, doença do refluxo gastroesofágico severa, ascite volumosa, neoplasia ou doença inflamatória que comprometa a parede anterior do estômago, obstrução intestinal ou fístula digestiva alta.

Após instalada, a sonda pode durar até um ano e meio. Pode ser necessário retirar/trocar antes desse tempo porque pode entupir ou sofrer deterioração mais rápida. Porém, o procedimento de troca é realizado com relativa facilidade: o médico remove a sonda antiga e coloca a nova pelo pertuito já existente. No caso da retirada definitiva sem substituição, nenhuma sonda nova é colocada e a passagem fechará espontaneamente após alguns dias.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. 
Fontes: Esadi, Revista SPED.

Voltar