Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o diagnóstico da cirrose hepática?

21/04/2023

A cirrose hepática é uma doença que atinge o fígado, caracterizada por fibrose hepática avançada. A fibrose decorre da resposta de células do fígado a uma agressão significativa geralmente prolongada: ocorre a formação gradativa de um tecido cicatricial não funcional que vai alterando a estrutura normal do órgão. Com isso, há o desenvolvimento de uma resistência ao fluxo sanguíneo através do fígado e um compromisso evolutivo do seu correto funcionamento.

Essa condição pode acontecer por diversos motivos:

- Doença hepática alcoólica, como consequência do alcoolismo;
- Hepatite crônica C;
- Hepatites crônicas B e D (o vírus da hepatite crônica D atinge apenas pessoas que já possuem o vírus B);
- Hepatite autoimune;
- Doenças herdadas;
- Esteato-hepatite não alcoólica;
- Obstrução dos ductos biliares;
- Drogas, toxinas e infecções.

Nas fases iniciais, a doença pode ser assintomática. Porém, com o passar do tempo, a função do fígado começa a ficar comprometida e o paciente passa a ter sintomas como inchaço, fadiga, perda de apetite e de massa muscular. A icterícia (tonalidade amarelada da pele e dos olhos) e problemas como sangramentos digestivos e alterações na função dos rins podem aparecer. Há maior vulnerabilidade a infecções e chance aumentada de desenvolvimento de câncer de fígado.

Para diagnosticar a cirrose hepática, o especialista utiliza os sintomas, o histórico médico, o exame físico e alguns exames complementares.

Durante o exame físico, o médico pode perceber que o fígado está com formato alterado ou mais endurecido do que o habitual, por exemplo. Exames de sangue e de imagem, além da elastografia, demonstrarão se há doença hepática presente. Uma biópsia hepática pode ser requerida em algumas situações.

Aqui na Esadi, o Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770) é o especialista em Hepatologia. Com mais de 25 anos de experiência, Dr. Daniel atua no diagnóstico e tratamento de enfermidades ligadas ao fígado.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.
Consultas podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar