Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o diagnóstico da gastrite?

28/10/2022

A gastrite é uma inflamação que atinge as paredes do estômago e que pode ser aguda ou crônica. Dentre suas principais causas estão o abuso de álcool, a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios por longo período, estresse, nervosismo, bactérias  (principalmente a Helicobacter pylori) e vírus. A idade avançada e doenças autoimunes também contribuem para seu aparecimento.

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para o diagnóstico dessa condição. Através dela, o médico consegue avaliar de forma detalhada as paredes do estômago, visualizando alterações sugestivas de inflamação. Em cerca de 40% dos casos de gastrite, porém, a análise a olho nu pode não ser suficiente. Nesses casos, o médico solicitará também um exame histológico para verificar alterações inflamatórias microscópicas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

A Esadi é especializada em exames do aparelho digestivo como a endoscopia digestiva alta. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
Fontes: Gov.br, Hospital Israelita Albert Einstein, Manual MSD

Voltar