Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o diagnóstico da hepatite autoimune?

15/02/2023

A hepatite autoimune é uma doença em que o sistema de defesa do organismo do paciente ataca células do próprio fígado, o que leva a uma inflamação do órgão.

Por ser uma doença autoimune, é geralmente crônica e, caso não seja tratada adequadamente, tende a piorar com o passar do tempo, podendo levar à cirrose hepática.

Para chegar ao diagnóstico de hepatite autoimune, o médico pode se basear em dados clínicos e exames:

- Exame de sangue: a hepatite autoimune pode ser percebida através de alterações em exames de rotina. Nesse tipo de exame, as enzimas hepáticas revelarão um padrão típico de inflamação no fígado, e exames mais detalhados são necessários para a certeza do diagnóstico. A partir daí, exames de sangue mais detalhados podem detectar a presença de anticorpos antinucleares (FAN), anticorpos contra músculo liso (AML) e anticorpos contra microssomos do fígado e rim (A-LKM), dentre outros. O padrão e nível destes anticorpos também ajuda a diagnosticar a doença. Exames de sangue também ajudam a distinguir a hepatite autoimune de hepatites virais (A, B e C) e de doenças metabólicas.

- Biópsia hepática: Nesse procedimento, uma pequena amostra do fígado é retirada e examinada sob microscopia. A biópsia ajudará o médico a diagnosticar com precisão a hepatite autoimune e trará dados sobre a atividade e prognóstico da doença.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar