Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?

04/07/2023

A Síndrome do Intestino Irritável, também chamada de SII, é um distúrbio na motilidade intestinal. Por não ser associada a nenhuma alteração estrutural ou bioquímica, a SII é tida como uma associação de sintomas, que vão de dor abdominal, estufamento e constipação à diarreia.

O que leva uma pessoa a ter SII e outra não? Ainda ninguém sabe exatamente. Os estudos têm demonstrado que o intestino dos pacientes que sofrem com a doença parece ter uma sensibilidade aumentada a diferentes estímulos, como determinados alimentos e à ansiedade. Além disso, os seguintes fatores parecem estar ligados com a piora dos sintomas: refeições volumosas; grande quantidade de gases no intestino grosso; medicamentos; alimentos como trigo, centeio, cevada, aveia, cereais, chocolate, leite e derivados, álcool; bebidas que contêm cafeína: café, chá e colas; estresse, ansiedade e labilidade emocional.

A SII não é uma desordem física ou química identificável, não é um câncer e tampouco irá causá-lo. Além disso, não causa outras doenças gastrointestinais. Em palavras médicas: não há doença orgânica detectável. Por isso, seu diagnóstico pode ser difícil.

Para identificar a doença, o médico especialista usa como base o histórico clínico e o exame físico do paciente. Não há nenhum teste específico para confirmação da síndrome. Por isso, o trabalho do médico é excluir outras doenças que possam ter sintomas semelhantes utilizando exames e testes laboratoriais, como exames de sangue e fezes, endoscopia digestiva alta, colonoscopia (endoscopia digestiva baixa), exames de imagem com ultrassom, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar